quarta-feira, 15 de junho de 2011

Motivos para EU participar do 4° EnFé

Ø  Conhecimento da Verdade- Quem conhece procura não errar!

O Apóstolo São Tiago em sua Epístola Universal no capítulo 1 versículo 16 escreve-nos advertindo-nos amorosamente para não errarmos, “Não erreis, meus amados irmãos”. Surge então a necessidade de conhecermos e fazermos o certo. Onde buscarmos então respostas para não errarmos? A resposta é simples, Bíblia!

Jesus afirma, ao ser questionado sobre diversos assuntos pelos fariseus que procuravam ocasião para constrangê-lo, que o povo errava por falta de conhecimento, “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”, Mt 22.29.

O inimigo tem se aproveitado desta situação de negligência e desinteresse pelas Sagradas Escrituras para disseminar heresias através de seus adeptos que tentam confundir e destruir o povo de Deus.  Jesus declara em seu sermão a respeito da Grande Tribulação que “surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”, Mt 24.24.

O que fazermos então para não sermos enganados e confundidos?

Como verdadeiros cristãos que anseiam pela vida eterna em Cristo devemos seguir a sábia orientação do profeta Oséias que nos incentiva a “conhecermos e prosseguirmos conhecendo o Senhor”, Os 6.3.

Ø  Despertamento, Fortalecimento e Preparação Espiritual

Vivemos um momento de constante instabilidade de ordem natural, política, financeira, espiritual que fora relatado em Mt 24.1-14 por Jesus em seu sermão profético sobre o Princípio de Dores.

O Senhor Jesus em sua divina onisciência sabendo o que havia de acontecer nos últimos tempos deixou ao seu povo sinais que antecederiam sua gloriosa volta, a saber alguns: “e ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão, e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos...”, Mt 24.6-11. Ainda sobre o Princípio de Dores o Apóstolo São Marcos relata que “o irmão entregará à morte o próprio irmão, e o pai o filho; e levantar-se-ão os filhos contras os pais, e os farão morrer”, Mc 13.12.

Não seria este cenário a realidade dos nossos dias presentes? Por que então estaríamos nós tão desapercebidos aos sinais? Estamos de fato esperando e estamos nós preparados para a volta de Cristo?

“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis”, Mt 24.42e44 . “Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo”, Mc 13.36.

“Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá”, Lc 12.37.

Desperta-te meu amado irmão, busque se fortalecer na Palavra e esteja aguardando prontamente a volta de Cristo. Prepara-te e vista-te da armadura de Deus para resistir os dias maus.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contras as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contras as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contras as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firme. Estai pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”, Ef 6.10-17.

Deus deseja equipá-lo para vencer esta guerra.

Ø  Renovação da Fé e Esperança em Cristo

Amados irmãos para continuarmos a caminhada guardando a fé e a esperança, precisamos meditar e ouvir a palavra de Deus diariamente. O Apóstolo São Paulo faz o seguinte questionamento, “como, pois invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram?”, Rm 10.9, logo temos a resposta, “de sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”, Rm 10.17.

O Apóstolo define a fé como “o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”, Hb 11.1.
Jesus nos fez inúmeras promessas, com grandes garantias de acontecerem, porém não nos disse quando e onde aconteceriam, mas solicitou-nos que tenhamos constante e perseverante fé mesmo quando tudo parecer contrário.

Ele assegura a todos que perseverarem até o fim, salvação e vida eterna.

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fecha; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre a todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao que vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”, Ap 3.8, 10-12.

Que possamos proferir as mesmas palavras do Apóstolo São Paulo “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa de justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”, II Tm 4.7-8.

Que Deus possa abençoá-los poderosamente e que possamos nos ver no 4º EnFé.

“Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”, I Co 2.9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário